Thiago Altran, encontrou na fotografia uma forma poderosa de expressão, buscando autoconhecimento e novos processos criativos. Com uma formação variada e seu constante fazer artístico, sua bagagem multidisciplinar impulsiona seu olhar. Sua linguagem fotográfica se caracteriza pela sutil busca da luz, linhas e geometrias visuais, que organizam esteticamente suas imagens de forma poética e documental. Ao longo dos últimos cinco anos vem percorrendo diversas regiões do Brasil e da América do Sul, capturando as nuances culturais, sociais e ambientais que moldam esses territórios. Sua pesquisa visual explora a relação intrínseca entre a natureza, o ser humano, o ambiente e as narrativas que emergem desses encontros.
Além de fotógrafo freelancer, Thiago Altran compartilha sua experiência como docente na plataforma de audiovisual AvMakers, inspirando e capacitando novos profissionais da imagem a desenvolverem seus próprios olhares. Seus trabalhos autorais já foram apresentados em exposições coletivas em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Além disso, foram veiculados em importantes portais de comunicação como Sesc 24 de Maio, Sesc Pantanal, IPhoto Editora, Foto em Pauta, Amparo em Foco, Metrô de São Paulo e FEMA (Festival de Educação Meio Ambiente e Arte)
Em 2022, teve três de suas obras expostas na Art Lab Gallery, em São Paulo, durante as comemorações do centenário da Semana de Arte Moderna. No mesmo ano, participou do festival Art Pop Up, realizado na capital paulista, e da 7ª Mostra de Arte Plural, no Rio de Janeiro, com curadoria de Angela Magalhães e Nadja Peregrino. Ainda em 2022, sua obra Pescadores foi contemplada com o Prêmio Cultural Pindorama – Brasil Sustentável, promovido pela Universidade Federal de Pelotas (RS).
Em março de 2023, integrou a exposição coletiva Volta ao Mundo pela Fotografia, apresentada no 12º Festival de Fotografia de Tiradentes, com curadoria e realização de Renato Negrão. Em abril do mesmo ano, foi convidado pelo Metrô de São Paulo para fotografar algumas de suas estações. As imagens compuseram a exposição em comemoração aos 55 anos de fundação do Metrô, também com curadoria de Renato Negrão.
Em 2024, participou da exposição coletiva Égide, apresentada no 13º Festival de Fotografia de Tiradentes. Em janeiro de 2025, parte da série São Paulo em Construção foi publicada no livro Crônicas de uma São Paulo Possível, da editora O Jardim, em celebração ao aniversário da cidade. No mesmo ano, um dos retratos realizados para esta mesma série foi exposto no 14º Festival de Fotografia de Tiradentes.
Mais recentemente, sua expedição ao Monte Roraima, na Venezuela, resultou no mini documentário Jornada ao Monte Roraima, em que mergulha nos limites entre paisagem, espiritualidade e resistência natural, ampliando ainda mais sua pesquisa imagética e narrativa (https://youtu.be/tvXC24Th4R4?si=NbtIRlv0j5UF-uRA)
Preencha os campos abaixo e entre em contato.
Se preferir, você também pode escrever para contato@thiagoaltran.com.br
Se preferir, você também pode escrever para contato@thiagoaltran.com.br
Thank you!